Pesquisa da Associação Comercial de SP mostra recorde de consumidores que vão guardar 2ª parcela do 13º salário

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

13/12/2013

Pesquisa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e do Instituto Ipsos revela que 32,6% dos consumidores brasileiros vão guardar a segunda parcela do 13º salário. É a maior porcentagem desde 2009, quando o levantamento começou a ser feito - e supera pela primeira vez a intenção de comprar presentes.

Para Rogério Amato, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), o dado surpreende. "Chama a atenção o grande salto da intenção de poupar, o que sugere um consumidor cauteloso e precavido", observa Amato. Para ele, um dos motivos que levam o brasileiro a guardar o dinheiro é pagar, em 2014, tributos como IPTU e IPVA. O outro é a incerteza em relação à economia.

No ano passado, 22,7% dos entrevistados disseram que usariam a segunda parcela do 13º salário para poupar. Nos anos anteriores, as parcelas foram 18% (2011), 22,4% (2010) e 22,5% (2009).

O levantamento traz uma boa notícia para o comércio: mais consumidores vão usar o benefício para comprar presentes (30,4%), ante 27,3% no ano passado. "Esse item não teve destaque na pesquisa sobre a primeira parcela. É um dado positivo para o varejo", avalia Rogério Amato.

O levantamento foi feito entre os dias 19 de novembro 1º de dezembro com mil pessoas em 70 cidades.

Veja mais:

Padre é condenado à prisão por molestar criança no interior de São Paulo

Após mais de uma década, moradores do Cambuí tem escrituras liberadas pela Prefeitura