Mãe denuncia agressão contra filho autista em padaria de São Joaquim da Barra

Menino de 5 anos foi agredido por idosa de 75 anos; caso foi registrado na Delegacia da Mulher e é investigado pela Polícia Civil
23/05/2025 às 10h14
 - Atualizado há 1 ano
Imagem de câmera de segurança dentro de uma padaria. No centro da imagem, uma mulher idosa de blusa verde e cabelo claro aparece com o braço estendido na direção de uma criança. O menino, que tem cerca de 5 anos, está de frente para uma mulher de camiseta preta — provavelmente sua mãe — próximo ao balcão de atendimento. Há prateleiras com rosquinhas no primeiro plano e outras pessoas sentadas em mesas, comendo. O ambiente é claro e está bem movimentado.
Momento em que criança autista de 5 anos é agredida por uma idosa dentro de uma padaria em São Joaquim da Barra — Foto: Reprodução

Uma mãe denunciou à Polícia Civil a agressão sofrida pelo filho, uma criança autista de apenas cinco anos, dentro de uma padaria no Centro de São Joaquim da Barra. A agressão foi registrada por câmeras de segurança do local e causou revolta na população.

Thamirys Donatti, mãe do menino, contou que o episódio ocorreu após uma ida ao laboratório, onde o filho precisou fazer um exame de sangue em jejum. Na sequência, ela decidiu levá-lo para comer algo:
“Nós chegamos na padaria, e já é de costume ali. Ele chegou caminhando atrás de mim e parou ao lado de uma senhora que estava sendo atendida. Ele estendeu a mão para ela e, no mesmo instante, ela deu um tapa na mão dele”, contou.

Ainda em choque, Thamirys relatou que o menino ficou paralisado e assustado com a agressão.
“Ele ficou parado, assustado. Eu coloquei a mão na frente e afastei ele. Perguntei por que ela fez aquilo, e ela respondeu: ‘ele me cutucou’. Depois ameaçou: ‘Se ele relar de novo, eu dou um soco’. Até fez o gesto com a mão”, disse a mãe.

As imagens das câmeras de segurança mostram a idosa se voltando de forma brusca antes da agressão e, segundo Thamirys, até os funcionários da padaria notaram o comportamento da mulher.
“O barulho do tapa foi tão alto que moças que estavam sentadas ouviram e se ofereceram para testemunhar. Uma delas já me procurou dizendo que está à disposição”, afirmou.

A mulher envolvida na agressão tem 75 anos e, de acordo com relatos recebidos pela família após a repercussão do caso, já teria demonstrado comportamentos agressivos anteriormente.
“Eu não conhecia ela. Depois que tudo aconteceu, vi que muita gente comentou que ela já bateu e gritou com outras pessoas. Se ela tem algum problema, precisa de acompanhamento. Não pode sair na rua sozinha”, desabafou Thamirys.

O boletim de ocorrência foi registrado como ameaça e lesão leve, e a Polícia Civil investiga o caso. A mãe espera que a Justiça tome providências.
“Se ela fez isso por maldade com meu filho, que responda por isso. E se tem algum transtorno, que a família cuide, que a Justiça cobre isso. Hoje foi meu filho, amanhã pode ser outra pessoa, ou alguém que reaja e acabe sendo culpado”, finalizou.

A reportagem entrou em contato com a Delegacia de Defesa da Mulher, que confirmou o recebimento do caso e a análise das imagens. A padaria onde o fato ocorreu, ainda não se pronunciou.

Tudo sobre

Leia também:

Escolha sua rádio