Neste sábado, 18, a Prefeitura de Franca deu início ao primeiro ‘Arrastão da Dengue’ do ano, mobilizando equipes das secretarias de Saúde e Meio Ambiente. Cerca de 20 agentes estão nas ruas da Vila São Sebastião desde as 8 horas para orientar os moradores sobre os cuidados no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana.
Além de distribuir informações, os agentes recolhem materiais inservíveis, como móveis velhos e papelão, que possam se tornar criadouros do mosquito. Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, destacou a importância da ação, especialmente durante o verão, quando o calor e as chuvas favorecem a proliferação do mosquito.
“Essa é uma ação conjunta das secretarias de Saúde e Meio Ambiente, que será intensificada ao longo do ano. Contamos com a colaboração da população para eliminar os focos do Aedes aegypti. A ajuda de todos é fundamental para vencermos esse desafio”, afirmou Waléria.
Segundo o último balanço divulgado pela Secretaria de Saúde, o município já contabiliza 17 casos confirmados da doença, somente neste ano.