Moradores do Jardim Aeroporto II, na zona sul de Franca, estão reclamando de um problema que há tempos vem causando um grande incomodo há vizinhança da rua Antônio Pedro Ferreira.
Imagens gravadas por moradores do bairro mostram a quantidade de entulho espalhados pela calçada e parte da rua em um trecho localizado atrás do clube da Polícia Militar de Franca. No vídeo é possível ver um sofá velho, papelões, pedaços de móveis, lixo orgânico em sacolas e até uma casinha de cachorro. Segundo testemunhas, o local se tornou ponto de descarte ilegal de lixo e entulho há muitos anos. Além disso, moradores relatam sobre o mal cheiro causado pelo lixo e que frequentemente uma grande quantidade de urubus ficam no local.
Um dos moradores do Jardim Aeroporto 2, contou a reportagem que quando o local passa por limpeza, minutos depois aparece pessoas jogando lixo na calçada. “Eu passo pela rua todos os dias e sempre vejo alguém jogando lixo. Geralmente preferem jogar mais à noite, até porque a rua é deserta”, disse o rapaz que concluiu afirmando que há cerca de três meses o local não passa por limpeza.
Por meio de nota, a Secretaria de Meio Ambiente informou que realiza semanalmente a limpeza desta área e lamenta o fato de as pessoas descartarem de forma incorreta os materiais e lixos em terrenos públicos e particulares. A pasta comunicou que este ato é considerado crime ambiental e as denúncias devem ser feitas à Guarda Civil pelos telefones 153 e (16) 3724-1033. Quando identificado, o infrator é autuado e recebe multa.
A secretaria ainda ressaltou que os serviços de coletas de lixo e reciclável são prestados diariamente e também realiza programas de educação ambiental, inclusive com a colocação de placas orientativas para que não sejam descartados lixos e materiais em áreas públicas. Além disso, a Secretaria de Meio Ambiente também disponibiliza o serviço de recolha de materiais inservíveis, mediante agendamento pelo telefone (16) 3711-9440.