O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) colocou todas as regiões da capital paulista em estado de atenção para alagamentos na tarde desta quarta-feira (8), após emitir um alerta às 14h15 devido ao risco de chuvas intensas e condições climáticas adversas. A concessionária Enel informou que 36.672 imóveis estavam sem fornecimento de energia elétrica às 14h35, com a previsão de rajadas de vento e queda de granizo em áreas da cidade.
De acordo com o CGE, imagens do radar meteorológico já indicavam chuvas moderadas em pontos do extremo da Zona Sul, como nas subprefeituras de Engenheiro Marsilac e Parelheiros. O órgão reforçou que as próximas horas devem ser marcadas por instabilidade e precipitações de até forte intensidade em diferentes regiões.
A Defesa Civil estadual destacou que os temporais registrados são típicos do verão, com pancadas isoladas e de curta duração durante a tarde, mas frequentemente acompanhadas de raios, ventos fortes e granizo. Além da capital, outras regiões como Campinas, Sorocaba, Vale do Ribeira e o litoral paulista também estão sob potencial impacto, com acumulados elevados de chuva, especialmente na faixa leste do estado e no litoral.