Nesta terça-feira, 17, o futebol brasileiro viveu um momento histórico. Vinícius Júnior, atacante do Real Madrid e da Seleção Brasileira, foi eleito o melhor jogador do mundo no prêmio “The Best” da FIFA, em cerimônia realizada em Doha, no Catar. Este é o primeiro título de melhor do mundo para o jogador de 24 anos, que se tornou protagonista de uma temporada brilhante em 2023/24.
No discurso de agradecimento, Vini Jr. fez questão de relembrar suas origens no Flamengo, clube que o revelou, e demonstrou gratidão ao Real Madrid, seus companheiros de equipe, à Seleção Brasileira e à sua família.
“Tenho de agradecer a todo mundo que votou em mim, todos os jogadores, treinadores, jornalistas e meus fãs. [...] Agradecer ao presidente, ao mister Carleto [Carlo Ancelotti] e ao meu time que me fez acreditar que eu poderia fazer a diferença.”
O atacante foi peça-chave do Real Madrid em momentos decisivos, marcando 24 gols em 39 partidas na temporada e consolidando-se como um dos melhores jogadores da atualidade. Na votação que consagrou o brasileiro, Vini Jr. somou 48 pontos, superando o espanhol Rodri (43 pontos) e o inglês Jude Bellingham (37 pontos).
Essa conquista marca o fim de uma longa espera de 17 anos para o futebol brasileiro, que não tinha um vencedor desde 2007, quando Kaká levou o prêmio. Além disso, é a primeira vez que um brasileiro é premiado na era “The Best”, inaugurada pela FIFA em 2016.
Marta conquista o primeiro prêmio que leva seu nome
Outra grande estrela brasileira brilhou na premiação. Marta, eleita seis vezes como melhor jogadora do mundo, recebeu o Prêmio Marta da FIFA, destinado ao gol mais bonito do futebol feminino. A própria atacante foi a vencedora inaugural da honraria, com um golaço marcado semanas antes do Torneio Olímpico de Paris 2024.
O gol, digno de sua lenda, foi um chute espetacular da entrada da área, no ângulo, após uma pedalada que deixou a zagueira adversária para trás.
“Estou muito feliz com o resultado. Competir com todas essas craques [...] e receber um prêmio que leva o meu nome é uma honra muito grande”, declarou Marta.
Foto: Divulgação/Real Madrid C.F.