O Campeonato Brasileiro de 2024 é do Botafogo. Neste domingo, 8, o Alvinegro derrotou o São Paulo por 2 a 1 em um Nilton Santos lotado, conquistando seu terceiro título nacional e encerrando um jejum que durava desde 1995.
Savarino abriu o placar para o Botafogo no primeiro tempo. No segundo, William empatou para o São Paulo, mas Gregore marcou o gol da vitória nos acréscimos. Com o triunfo, o Glorioso alcançou 79 pontos, sua melhor campanha na história dos pontos corridos. O Palmeiras, derrotado pelo Fluminense por 1 a 0, ficou com o vice-campeonato, somando 73 pontos.
Com 41.986 torcedores no Nilton Santos, o maior público do estádio no ano, o Botafogo entrou em campo buscando exorcizar o fantasma do título perdido em 2023. O São Paulo, sem objetivos na tabela, escalou um time alternativo.
O primeiro gol saiu aos 36 minutos do primeiro tempo. Em uma roubada de bola, Igor Jesus tocou para Savarino, que encobriu o goleiro Jandrei com categoria. O Alvinegro quase ampliou, mas Jandrei fez grandes defesas para impedir.
No segundo tempo, o Botafogo continuou criando chances, mas parava no inspirado goleiro adversário. Aos 18 minutos, o São Paulo aproveitou uma falha alvinegra e William empatou com um chute preciso. Quando o empate parecia definido, Gregore aproveitou um erro da defesa tricolor aos 47 minutos e garantiu o gol da vitória.
Com o título, o Botafogo entra para a história como o terceiro clube brasileiro a vencer a Libertadores e o Campeonato Brasileiro no mesmo ano, igualando feitos de Santos (1962 e 63) e Flamengo (2019).
Os desafios do Glorioso ainda não acabaram. Na próxima quarta-feira (11), o time estreia no Torneio Intercontinental de Clubes da Fifa contra o Pachuca, do México, às 14h (horário de Brasília).