Nesta terça-feira, 19, na véspera do Dia da Consciência Negra, a Confederação Brasileira (CBF) de Futebol anunciou a implementação do Gesto Antirracismo da FIFA.
Ao presenciarem ofensas racistas de qualquer forma, os jogadores poderão sinalizar a situação ao árbitro cruzando os braços na frente do peito formando um 'x'.
O árbitro então deve iniciar um protocolo de três passos:
Passo 1: interromper a partida
Passo 2: se o abuso continuar, o árbitro irá suspender a partida e os jogadores e dirigentes sairão do campo.
Passo 3: caso o racismo continue, a partida será abandonada.
O teste de implementação do protocolo será nesta terça-feira, 19, na partida entre Brasil e Uruguai pelas Eliminatórias da Copa que será disputada em Salvador, a cidade com a maior população negra fora do continente africano.
"Quando entrei para o Conselho da FIFA em março do ano passado, anunciei que a luta contra racistas seria uma das minhas prioridades na organização. De agora em diante, o gesto será adotado em todas as partidas em nosso país. O racismo é um crime que afeta a alma. Esta é uma demonstração pública da FIFA, da CBF e das outras federações nacionais de que não há mais espaço para racistas no futebol,” disse o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, o primeiro homem negro e nordestino a presidir a entidade.
O Gesto Antirracismo foi aprovado, por unanimidade, durante o 74º Congresso da FIFA em Bangkok, na Tailândia em maio e já foi implementado na Copa do Mundo Feminina Sub-20 da FIFA Colômbia 2024.
Detalhes do protocolo foram repassados aos jogadores da Seleção, comissão técnica, equipe de arbitragem e organizadores da partida. Já os torcedores, serão informados por meio de anúncios e vídeos na Arena Fonte Nova.
Foto: Rafael Ribeiro/CBF