A Polícia Federal deflagrou uma operação em conjunto com as forças de segurança de Minas Gerais para combater crimes de abuso sexual infantojuvenil. A ação ocorreu nesta quarta-feira, 6 de novembro, em Belo Horizonte e na região metropolitana, onde foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão e uma prisão em flagrante foi realizada.
A operação foi baseada em investigações que contaram com informações obtidas de fontes internacionais. A PF identificou indivíduos que usavam aplicativos de mensagens online para armazenar e compartilhar arquivos de conteúdo abusivo envolvendo crianças e adolescentes, tanto em dispositivos físicos quanto em serviços de nuvem.
Durante a busca em um dos locais, os policiais encontraram materiais contendo cenas de abuso sexual infantil, o que justificou a prisão em flagrante do suspeito.
Os envolvidos podem responder pelos crimes de posse e compartilhamento de arquivos de abuso sexual infantojuvenil. Cada uma dessas práticas pode resultar em até seis anos de reclusão, sendo a posse um crime hediondo e, por isso, sem direito a fiança.