Em uma tentativa de recuperar espaço nos mercados emergentes, a Motorola lança smartphone de baixo custo no Brasil e em mercados emergentes. O Moto G, vendido nos Estados Unidos por US$ 179, custará R$ 649 com 8 GB de memória. Valor bem inferior ao do Moto X, vendido por R$ 1,8 mil. Lançado nesta semana, este é o segundo principal smartphone da marca, após o Moto X. O objetivo é atingir os mercados de rápido crescimento já dominados pelos usuários de Android: Samsung, LG e Nokia.
O aparelho, que começou a ser vendido no Brasil nesta quarta, tem câmera traseira de 5 megapixels e frontal de 1,3 megapixel e sistema operacional Android 4.3. Apostar no Brasil faz sentido, já que o país tem uma população de 200 milhões de pessoas com uma classe média crescente e é considerado o quinto melhor mercado para vendas de smartphones pela empresa de inteligência mercadológica IDC. Estima-se que seja, também, o segundo mercado mais importante para a Apple, depois da China.
Por enquanto, o Brasil é dominado pela Samsung: a gigante sul-coreana ficou com 42,4% das vendas de smartphones em 2012 segundo a Gartner. Seguida pela LG (13,3%) e pela Apple (9,1%). A Motorola está empatada com a Nokia, ambas com uma estimativa de 8% do mercado.
Mas o mercado muda rápido no Brasil: em 2010, a Nokia vendeu mais de 47% de todos os smartphones no país.
O Google, que comprou a Motorola em 2011, não tem sido um grande entusiasta dos seus smartphones. Isso se deve, em grande parte, para evitar comprometer sua relação com outros fabricantes, como a Samsung, que utilizam seu sistema operacional, o Android.
A Motorola informa que o Moto G será lançado em mais de 30 países com 60 parceiros até 2014.
Fonte: Agência Forbes Brasil
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