Jogo entre Botafogo e Peñarol deve acontecer a portas fechadas

Autor: Salomão Rodrigues

Fonte:

29/10/2024

A CONMEBOL decidiu nesta terça-feira, 29, que a partida entre Botafogo e Peñarol, pela Libertadores será feita a portas fechadas no Uruguai.

Muito se especulou sobre esse assunto após o Ministério do Interior do Uruguai afirmar que não aprova a presença dos torcedores brasileiros por não conseguir garantir a segurança no local. O Ministro do Interior do Uruguai, Nicolas Martinez, chegou, inclusive, a divulgar que a presença de torcedores do Botafogo estava proibida no estádio.

Uma reunião de emergência foi marcada entre a direção dos dois times, a CONMEBOL e as autoridades uruguaias para que tentassem um acordo. O Peñarol propôs que a partida fosse realizada sem a presença dos torcedores brasileiros.

Por sua vez a diretoria do Botafogo, com o apoio da CBF, exigiu que o regulamento da competição fosse cumprido. Em um ofício enviado pelos brasileiros é destacado que a proposta do Peñarol “fere o respeito ao equilíbrio esportivo, além da reciprocidade e regras estabelecidas no começo da competição”.

No jogo de ida, a equipe brasileira venceu com um placar de 5 a 0. Nos momentos anteriores à partida, realizada no Rio de Janeiro, foram registrados inúmeros casos de violência, vandalismo, furto e racismo que culminou na detenção de mais de 200 torcedores do Peñarol.

Ainda assim, a imprensa uruguaia publicou que a atitude da PM foi arbitrária, injusta e relatou que os torcedores passaram, fome na prisão.

Dessa forma a CONMEBOL tem duas opções a considerar par ao jogo de volta, ou a partida será realizada com portões fechados, o que é considerado o mais provável ou a partida seria realizada em outro local.