Uma operação da Polícia Militar Ambiental prendeu 38 pessoas em um campeonato ilegal de canto de pássaros, no bairro Jaraguá, em São Sebastião, litoral norte de São Paulo, no domingo, 20. Quase 100 aves da espécie coleirinha, mantidas em cativeiro, foram resgatadas durante a ação.
Os policiais chegaram ao local após uma denúncia de que o torneio ocorreria clandestinamente. Com a chegada da viatura, os suspeitos tentaram fugir, mas foram detidos. No local, além das aves, foram apreendidos 104 gaiolas, pedestais e equipamentos usados na competição.
O evento não tinha autorização legal e parte dos participantes confessou saber da proibição. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foi acionado para avaliar os pássaros e calcular as possíveis sanções.
A ação ocorreu em uma área de amortecimento do Parque Estadual da Serra do Mar, e as multas aplicadas inicialmente somam R$ 141 mil. A investigação segue com base na Lei 9.605/98, que trata dos crimes ambientais, podendo incluir falsificação de selo público.
Foto: Secretaria da Segurança Pública