A Polícia Federal (PF) cumpriu, nesta quinta-feira, 10, três mandados de busca e apreensão no âmbito da Operação Arraial São João, que visa combater crimes como incêndio, desmatamento e exploração ilegal de terras na região de Corumbá, Mato Grosso do Sul. As investigações revelam que as áreas afetadas pela chamada “muralha de fogo” são frequentemente alvos de ações criminosas, que posteriormente utilizam essas terras para grilagem e fraudes junto aos órgãos governamentais.
Cerca de 30 mil hectares do bioma Pantanal foram queimados por ações dos investigados, e o impacto das queimadas foi especialmente visível durante o final de semana do Arraial São João, uma tradicional festa junina em Corumbá. Imagens de incêndios à margem do Rio Paraguai chamaram a atenção para a gravidade da situação, que se intensificou durante o período de celebrações.
Os suspeitos podem enfrentar várias acusações, incluindo incêndio em mata ou floresta, desmatamento, exploração de área pública, falsidade ideológica, grilagem de terras e associação criminosa.