PF chega a grupo criminoso que ateou fogo em terras da União para criar gado em Corumbá

Autor: Salomão Rodrigues

Fonte:

21/09/2024

A Polícia Federal (PF) realizou, nesta sexta-feira, 20, uma operação com o cumprimento de mandados de busca e apreensão contra suspeitos de envolvimento em crimes ambientais, como incêndio, desmatamento e exploração ilegal de terras públicas na região de Corumbá, no Mato Grosso do Sul. Segundo a PF, os investigados são acusados de atear fogo em áreas de mata para criação de gado, causando um prejuízo estimado em mais de R$ 220 milhões.

Os nomes dos suspeitos não foram revelados, mas conforme as investigações, os alvos ocupavam irregularmente uma área de 6.419,72 hectares, onde foram identificadas cerca de 2.100 cabeças de gado. Estima-se que, ao longo do período investigado, o número de animais chegou a ultrapassar 7.200.

A operação, batizada de Prometeu, é realizada em conjunto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro). Ao todo, foram expedidos sete mandados de busca e apreensão pela Justiça Federal de Corumbá.

Durante a apuração, a PF descobriu que a área invadida foi incendiada repetidas vezes para uso na criação de gado. Os suspeitos devem responder por crimes como incêndio em mata ou floresta, desmatamento, exploração econômica de área pública, falsidade ideológica, grilagem de terras e associação criminosa.

Foto: Divulgação/Polícia Federal