Localizado a 19 quilômetros de Franca, com 14.512 habitantes, segundo o último levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) a cidade de Patrocínio Paulista terá nas eleições municipais de 2024, cinco candidatos disputando ao cargo de prefeito. No município não haverá reeleição, pelo fato do atual prefeito José Mauro Barcelos estar no seu segundo mandato.
Concorrendo pela terceira vez, o engenheiro Henrique Lopes, de 67 anos, do MDB, se candidatou a prefeito nas eleições de 2004 e 2012 e tenta chegar a liderança do executivo do município. Lopes tem como vice-prefeito o estreante em candidaturas, Wellington Cintra dos Santos, de 37 anos, do Podemos. A coligação intitulada como “Os bons tempos estão de volta” tem a união dos partidos MDB, Podemos, Avante e PRD. Lopes já foi preso entre 1993 e 1996 e 2001 e 2004.
O PSD disputa o pleito com o engenheiro Mário Marcelo Carraro Bertelli, de 33 anos. O escolhido pela sigla, concorre a um cargo político pela primeira vez e traz como vice-prefeito em sua chapa o ex-vereador Maurinho do Esporte, de 62 anos, do Republicanos, figura conhecida na política patrocinense. Os partidos PSDB, Republicanos, PSD e Cidadania formam a coligação “Patrocínio sempre pra frente”.
A advogada Néria Buzatto, de 44 anos, do União Brasil, disputa ao cargo de prefeita pela segunda vez, tendo sido derrotada pelo atual prefeito em 2020. Sua trajetória política se iniciou em 2004, quando se candidatou vereadora, mas conseguiu se eleger somente na segunda tentativa em 2008. Em 2012 tornou se vice-prefeita de Patrocínio Paulista na chapa do eleito prefeito Marcos Ferreira do PT. Em seguida Néria se elegeu vereadora em 2016 e recentemente nas eleições de 2022 concorreu ao cargo de deputada federal. Formando a chapa totalmente feminina a advogada Roberta Magrin é a vice-prefeita da ex vereadora. A coligação “Amo Patrocínio” tem como base o União Brasil e o PDT.
Na disputa pela prefeitura de Patrocínio Paulista o advogado Sebastião Teles de Faria Neto, de 53 anos, do PSB, é o quarto candidato que chega a sua segunda eleição para prefeito depois de ser derrotado em sua estreia em 2020. Para formar a chapa, Neto conta com a companheira de PSB, a cabelereira Sirlene Rodrigues de Almeida, de 54 anos, estreante na corrida eleitoral.
O quinto concorrente ao cargo de chefe do executivo do município é o veterinário Vagner Almeida Andrade, de 38 anos, do PL. Conhecido como Vaguinho veterinário se elegeu vereador nas eleições de 2016, mas não conseguiu se reeleger em 2020. Em 2024, o ex vereador se candidata a prefeito pela primeira vez e tem como vice-prefeito, o químico Rodolfo Barbosa Ferreira, de 38 anos, do PL, sendo a sua primeira campanha política. A coligação “Renova Patrocínio” contém somente dois partidos políticos o PL e o Mobiliza.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), através da plataforma Divulgacand, as candidaturas de todos os políticos a prefeitura de Patrocínio Paulista foram deferidas até o momento.