Detran de São Paulo lança Programa de Atenção à Acessibilidade

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

13/11/2013

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência vão implantar ações conjuntas voltadas à acessibilidade deste público no que tange aos processos de habilitação.

O Programa de Atenção à Acessibilidade estabelece um compromisso público do Detran - por meio da Escola Pública de Trânsito - na execução de políticas que facilitem o acesso da pessoa com deficiência aos serviços de atendimento presencial e eletrônico. Em outubro deste ano, o Departamento de Trânsito formou a primeira equipe especializada na Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS) para o atendimento nas unidades. "Hoje contamos com 28 servidores aptos a oferecer um atendimento próprio ao deficiente auditivo e nossa meta é duplicar este número até o final de 2013", explica Rosana Soares Néspoli, gerente da EPT.

Entre as ações em andamento na Escola Pública de Trânsito estão a adaptação da prova eletrônica para o deficiente auditivo, o fomento à pesquisa de mecanismos alternativos para uso em veículos adaptados e a elaboração de um modelo de certificação para dispositivos veiculares baseados em tecnologia assistiva (joystick, comandos de painel, manopla). Estão previstas ainda iniciativas voltadas à prevenção de acidentes e a adaptação dos serviços eletrônicos do Detran.

"A secretaria da Pessoa com Deficiência tem um papel fundamental nas políticas afirmativas do Estado. Estão nos subsidiando com conhecimento técnico e dando suporte no desenvolvimento de uma cultura de acessibilidade institucional. É uma parceria de extremo valor", destaca Daniel Annenberg, diretor-presidente do Detran de São Paulo.

Veja mais:

ProJovem Trabalhador: aula inaugural acontece nesta quinta-feira

Lojas e shoppings vão funcionar no feriado