Nesta quinta-feira, 15, o vulcão Etna, entrou em erupção mais uma vez e causou o fechamento temporário do aeroporto de Catânia. Ele permaneceu inativo por dois anos, mas em 13 de agosto de 2023, entrou em erupção novamente e, de lá pra cá, já entrou em erupção outras vezes.
A atividade vulcânica começou na madrugada desta quarta-feira, 14, e emitiu uma coluna de fumaça que atingiu 9,5 km de acima do nível do mar. As cinzas do vulcão cobriram a pista do aeroporto de Catânia que só voltou a operar normalmente no início da noite desta quinta-feira, 15 (começo da tarde pelo horário de Brasília).
Atualmente existe cerca de 1500 vulcões ativos no mundo, dessa lista o Etna é considerado o quinto com maior potencial de destruição. Com 3.324 metros, é o maior vulcão da Europa e sua base se estende por 140 quilômetros. Embora ele seja um dos vulcões mais ativos hoje, ainda é considerado o vulcão seguro pelos especialistas, já que suas erupções não colocam em risco a vida das pessoas, sendo seu maior inconveniente a dispersão de cinzas que cobrem as cidades ao redor e afetam o tráfego aéreo da Europa.
Foto: Antonio Parrinello