Prefeitura de Franca apresenta contrato com empresa que vai fazer a coleta seletiva por 30 anos

Autor: Eudis Filho

Fonte:

01/07/2024

A Prefeitura de Franca apresentou o novo contrato de serviço de coleta e limpeza urbana, que será realizado pelo Grupo Esse, controlador da empresa Seleta Meio Ambiente, pelos próximos 30 anos. A concessão, destinada à modernização da limpeza pública na cidade, traz uma série de mudanças.



Segundo o prefeito Alexandre Ferreira, o modelo de negócio adotado é mais moderno, prático e econômico para o município, seguindo exemplos de outras cidades ao redor do mundo. Uma das principais novidades é a implantação e operação de uma Central de Tratamento Mecânico e Biológico de Resíduos, que visa à redução progressiva dos rejeitos destinados ao aterro sanitário. "É uma mudança cultural, um projeto moderno e arrojado que, principalmente, começa a preparar a nossa cidade para processar 100% do resíduo sólido doméstico de maneira progressiva. Além disso, o nosso aterro terá uma sobrevida de 35 anos", explicou Ferreira.

Com o novo contrato, a empresa prevê a geração de aproximadamente 500 empregos diretos e 1.500 indiretos no município. Durante a apresentação, foram mostrados os novos equipamentos que serão utilizados, como caminhões basculantes modernos, tratores, carros elétricos e caçambas. "Outro destaque é o investimento em tecnologia da informação, com uma central de dados que fornecerá, em tempo real, informações sobre os serviços prestados à população e à Prefeitura", acrescentou o prefeito.

 

Os serviços incluídos no contrato abrangem desde a coleta e transporte de resíduos sólidos domiciliares e recicláveis até a manutenção e conservação de áreas verdes, limpeza e manutenção de praças, canteiros e estradas municipais, poda de árvores, e limpeza de áreas de preservação permanente. Também estão previstas a implantação de Ecopontos para atendimento e entrega voluntária da população e a operação de unidades de tratamento e valorização de resíduos sólidos urbanos, com destaque para a usina de biossecagem e a compostagem de massa verde, a partir do quinto ano de contrato.