Em prisão temporária desde o último dia 18, Gabriel Saletti Pinotti, influenciador de Ribeirão Preto, deixou a cadeia nesta quinta-feira, 27, ainda suspeito de aplicar golpes financeiros de cifras milionárias nos últimos quatro anos.
Com milhares de seguidores, Gabriel Pinotti se diz especialista em mercado financeiro com experiência de 12 anos em mais de 33 mil alunos em seus cursos sobre abolsa de valores.
Ele foi preso na operação 'Take Profit' da Polícia Federal que, após a investigações, suspeita de que Gabriel tenha aplicado golpes que somam R$ 15 milhões em ao menos 50 pessoas nos últimos quatro anos.
Atraindo investidores com a promessa de lucros altos na bolsa de valores, ele usava o dinheiro das vítimas para manter um luxuoso estilo de vida que, por sua vez, transmitia confiança para quem o seguia e acreditavam no método de Pinotti.
Quando procurado pelas vítimas que exigiam os resultados das promessas de ganho, Gabriel passou a alegar Ação Declaratória de Insolvência Civil e não ter dinheiro para pagar.
Ele foi solto após o vencimento da prisão temporária de cinco dias, mas ainda responde por lavagem de dinheiro, exercício ilegal de atividade de assessor de investimento, crime contra a economia popular e crimes financeiros. A pena por esses delitos pode chegar a 48 anos de prisão se ele for condenado.
Foto: Reprodução/Redes Sociais