Nesta segunda-feira, 24, o governo do Mato Grosso do Sul decretou situação d emergência nos municípios afetados pelos incêndios florestais que atingem o estado durante uma seca histórica que começou no início do ano e não tem previsão de acabar.
O decreto autoriza a convocação imediata de voluntários para reforçar as ações de resposta coordenadas pela Defesa Civil do Estado.
No último dia 14 de maio, a Agência Nacional de Água e Saneamento Básico (ANA) já havia declarado que o Pantanal enfrenta uma situação crítica de escassez nos recursos hídricos.
Além disso, o Pantanal, o qual é a maior área úmida do planeta, nos últimos 12 meses acumulou mais de 9 mil casos de focos de incêndio e, nos últimos 39 anos, teve 59,2% de seu território afetado pelas queimadas.
No último sábado circularam nas redes sociais imagens que mostram o momento em que os incêndios consomem a mata de um lado do Rio Paraguai, na divisa com Corumbá, onde a prefeitura da cidade promovia o tradicional Arraial do Banho de São João.
O vídeo foi transmitido pela própria Prefeitura de Corumbá, em um lado do rio as pessoas festejavam o evento que é uma das principais festa do estado, e do outro as chamas consumiam toda a vegetação às margens do Rio Paraguai.
Mais tarde, após críticas dos internautas, a prefeitura retirou o vídeo do ar.
Foto: Divulgação/Governo do Mato Grosso do Sul