Chuva volta nos últimos 100 dias de 2024

Autor: Salomão Rodrigues

Fonte:

20/09/2024

No próximo quarta-feira, 22, às 3h43, termina o inverno mais seco da história do Brasil. Com a chegada da primavera e a influência do fenômeno La Niña, a tão esperada chuva deve voltar ao estado de São Paulo.

As previsões indicam que a primavera de 2024 será marcada por calor intenso, similar a 2023, mas o La Niña deve ajudar a reestabelecer os corredores de umidade, especialmente a partir de novembro.

Para outubro, a previsão é de chuva dentro ou um pouco acima da média no sul e extremo norte de São Paulo, com volumes menores no centro-oeste do estado. As pancadas de chuva tendem a se intensificar na segunda quinzena, com temperaturas um pouco acima da média e possibilidade de onda de calor na primeira metade do mês.

Em novembro, as pancadas de chuva serão mais frequentes, com volumes dentro da média na maioria das regiões. O Vale do Paraíba, a Mantiqueira e o norte do estado devem receber mais chuva do que o normal, enquanto as temperaturas se mantêm dentro da média no centro, sul e leste do estado.

Em dezembro, todo o estado de São Paulo deve ter chuva acima da média, com o fortalecimento dos corredores de umidade e a possível formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul. As temperaturas ficarão dentro da média para o mês.