Campanha de vacinação contra paralisia infantil é prorrogada até o final do mês

Autor: Salomão Rodrigues

Fonte:

18/06/2024

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite (Paralisia Infantil) até o final deste mês. A ação começou no dia 27 de maio e tem como público alvo crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias. Já em caso de menores de 1 ano, será avaliada a situação vacinal, iniciando ou completando a caderneta conforme a idade.

A vacina está disponível em toda a rede francana de UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e núcleos das ESFs (Estratégias de Saúde da Família), sendo elas UBSs Aeroporto 1, Progresso, Ângela Rosa, Santa Clara, Guanabara, Estação, Horto, Leporace, Paulistano, Aeroporto 3, Santa Terezinha, Paulista, Planalto, Brasilândia, São Sebastião, Luíza, Paraty e Paineiras, no horário das 8 às 19 horas e ESFs do Parque das Esmeraldas, Palma e City Petrópolis, das 10 às 12 horas e das 13 às 16 horas. Os pais ou responsáveis deverão levar seus filhos para receber o imunizante, apresentando a carteira de vacinação.

Poliomielite é uma doença grave caracterizada por um quadro de paralisia flácida causada pelo poliovírus selvagem (PVS) tipo 1, 2 ou 3 que, em geral, acomete os membros inferiores, de forma assimétrica irreversível e que também pode levar a morte. A vacinação é fundamental para a redução do risco de reintrodução do poliovírus no Brasil, eliminado no país desde 1994.

Segundo a Secretaria de Saúde, até a última sexta-feira, 14, foram imunizadas 3.218 crianças contra a Poliomielite.