Nesta sexta-feira, 7, faleceu aos 59 anos, em São Paulo, o ex-jogador de vôlei André Felippe Falbo Ferreira, conhecido como Pampa. O ex-atleta estava intubado na Unidade de Tratamento Intensivo do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, na capital paulista, e lutava contra um câncer no sistema linfático e apresentou complicações ao tratamento quimioterápico.
Natural de Recife, Pampa estreou começou no vôlei aos 16 anos quando entrou para o time de um colégio de sua cidade natal. Em 1988 disputou a primeira edição dos Jogos Olímpicos de Verão. Quatro anos depois se tornou campeão olímpico ao conquistar o ouro em Barcelona.
Em 1995, durante a Liga Mundial, entrou para a história com a cortada mais veloz já registrada no mundo, 197 km/h, recorde que permanece até hoje.
No mesmo ano foi considerado o melhor atacante do Campeonato Italiano.
Jogou em muitos clubes brasileiros como o Suzano e o Palmeiras. Atuou também em times da Itália e do Japão.
Depois da aposentadoria trabalhou no Ministério do Esporte, Secretário de Esportes de Suzano, Secretário de Esportes de Campos e depois atuou na Superintendência Estadual de Esportes do Estado de Pernambuco.
Pampa lutava desde janeiro desse ano contra um Linfoma de Hodgkin, um tipo de câncer raro que atinge o sistema linfático (sistema imunológico).
Inicialmente ele passaria por quatro sessões de quimioterapia. Mas após a última sessão, apresentou febre tendo sido levado para o atendimento de emergência, dando entrada na UTI no dia 13 de março no Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro.
Ele apresentou complicações pulmonares e precisou ser intubado.
Na internet, amigos de profissão como Tande, Carlão, Marcelo Negrão, Maurício e Paulão, que jogaram com ele em 1992, prestaram sua última homenagem.
O Comitê Olímpico do Brasil (COB) e a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) também lamentaram a morte de Pampa.
Pampa deixa a esposa, Paula Falbo, e duas filhas, Rafaella Ferrer, de 36 anos e Isabela Maria, de 4 anos.
O velório será no Memorial Guararapes, em Recife.
Foto: Reprodução/Redes Sociais