Músico francano Matuto S.A se apresenta no palco principal do João Rock

Autor: Salomão Rodrigues

Fonte:

06/06/2024

Quem acompanhar as apresentações do Festival João Rock neste sábado, 8, terá a grata surpresa de ver um francano se apresentando no palco principal.

Trata-se do 'Matuto S.A' que além de MC atuante na Cultura Hip Hop e na cultura Sound System há mais de 10 anos, também é trompetista e juntamente com sua banda composta por Viola Caipira, Teclado, DJ e Back Vocal, trazem o resgate desse Universo Caipira do interior de São Paulo e Sul de Minas o conectando com as Culturas de Rua.

Recentemente ganhou o primeiro lugar no “33° Festival Aguas de Março” de Franca–SP na Categoria Hip Hop e teve seu trabalho elogiado publicamente por Gabriel O Pensador, B-Negão e Kl Jay dos Racionais MC'S.

Em entrevista à Rádio Imperador, Matuto S.A conta que a música faz parte da sua vida desde muito novo. Com 8 anos começou a aprender o violão, depois bateria. Aos 15 já se apresentava profissionalmente em bares, restaurantes, em bandas.

 

 

Influência da cultura de rua

Aos dezessete anos conheceu a cultura do hip hop, do rap, soud sistem e reggae. Se apaixonou pelo estilo e seu trabalho como compositor passou a ter essa influência.

Ele ressalta a importância da música como cultura ancestral de contação de histórias e entende que o compromisso do artista é contar histórias, causos e experiência através da música.

 

Participação no Concurso de Bandas do João Rock

Matuto S.A sempre acompanhou o festival de perto e sonhava um dia fazer parte do próprio evento. Indicaram então que ele participasse do concurso de bandas e ele encarou o desafio.

Foram mais de 540 bandas inscritas e a primeira fase era decidida por votos populares, assim, Matuto S.A passou para a segunda fase, onde uma curadoria compostas por especialistas da música escolheram entre as vinte que passaram, quatro bandas semi finalistas.

Na última fase cada banda enviou seu material autoral para os jurados e duas bandas foram para a final, Matuto S.A e uma banda de Ubatuba chamada Kauze.

A qualidade do trabalho de ambas foi tanta que, como poucas vezes ante, os jurados consideraram empate técnico.

Agora as duas bandas vão se apresentar no Festival João Rock neste sábado, 8.

Matuto S.A. sobe ao palco principal às 15h antes do da igualmente talentosa Marina Sena.

 

 

Foto: Digulvação