A Prefeitura anunciou recentemente a aquisição de um avançado aparelho de ultrassom, destinado especialmente para o atendimento de gestantes de alto risco. O novo equipamento foi instalado no Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) da Secretaria de Saúde e adquirido através de uma emenda parlamentar.
Este ultrassom de última geração permitirá a realização de exames essenciais como o ultrassom obstétrico com doppler, que possibilita a análise em tempo real dos movimentos e do fluxo sanguíneo dos órgãos do feto. Além disso, o aparelho permite a execução de exames morfológicos, fundamentais para identificar possíveis alterações no crescimento fetal, e exames intravaginais, entre outros.
A chegada deste equipamento marca a terceira unidade de ultrassom instalada no CDI. Segundo o ginecologista e obstetra Sélvio Machado Simon, a nova aquisição trará um significativo aumento na capacidade de atendimento do centro. “Ele possui funções que os outros aparelhos não têm, ampliará o número de procedimentos e é de alta tecnologia. Foi um ganho enorme para a saúde da nossa cidade”, afirmou o médico.
Lucélia Silva, responsável pelo CDI, destacou a importância do novo aparelho ao informar que, mensalmente, são realizados aproximadamente 5 mil exames no local, dos quais pouco mais de 4 mil são ultrassons. "Com a chegada deste novo equipamento, esperamos não só aumentar a capacidade de atendimentos, mas também oferecer diagnósticos mais precisos e rápidos para nossas gestantes, garantindo um acompanhamento mais eficiente e seguro para todas elas", explicou Lucélia.