O mês de junho chegou e, portanto, está aberta a temporada de festas juninas na região. Além de uma manifestação cultural e religiosa, as festas juninas fomentam a economia e, este ano, devem ser responsáveis pela movimentação de R$ 9,4 milhões em produtos típicos.
É o que indicam as projeções econômicas do Instituto de Economia da Associação do Comércio e Indústria de Franca (IE-ACIF). O estudo levou em consideração estabelecimentos como mercearias, supermercados e lojas de variedades, tendo foco em produtos como o milho de pipoca, milho-verde, amendoim, destilados, fubá, bandeirolas e roupas características da data, por exemplo.
“As festividades são um importante período de fortalecimento da cultura regional e, sobretudo, da economia”, afirma o economista responsável pelo IE-ACIF, Adnan Jebailey. “O impacto positivo da movimentação financeira durante o período deve gerar empregos temporários, principalmente porque essa data marca a virada do calendário comercial para o segundo semestre, podendo o comércio se antecipar em relação às contratações, tendo em vista o reaquecimento da economia”, diz.