De janeiro a abril de 2024, a cidade de Franca registrou um aumento preocupante nos acidentes de trânsito com vítimas. Foram 332 ocorrências nesse período, um aumento de 44% em comparação com os 230 acidentes registrados no mesmo intervalo em 2023. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP).
O número de homicídios culposos por acidente de trânsito também subiu em 2024. Nos primeiros quatro meses do ano, 11 pessoas perderam a vida em acidentes de trânsito, enquanto no mesmo período do ano passado, foram 9 mortes, de acordo com o balanço da SSP.
É importante destacar que o crime de lesão corporal ou homicídio culposo no trânsito ocorre quando alguém, sem intenção, causa ferimentos ou a morte de outra pessoa por negligência, imprudência ou inexperiência na condução do veículo.
Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), causar lesão corporal culposa no trânsito pode resultar em uma pena de seis meses a dois anos de prisão, além da suspensão ou proibição de obter a permissão, ou habilitação para dirigir veículo automotor.
O aumento expressivo no número de acidentes e vítimas levanta um alerta sobre a necessidade de medidas mais rigorosas e campanhas de conscientização para tornar o trânsito de Franca mais seguro.
Imagem Ilustrativa