79,4% dos professores já pensaram em desistir da carreira

Autor: Salomão Rodrigues

Fonte:

09/05/2024

Nesta semana foram divulgados dados inéditos da pesquisa Perfil e Desafios dos Professores da Educação Básica no Brasil feita pela Semesp, um centro de inteligência formada por especialistas em levantamento e análise de dados estatísticos, elaboração de estudo e pesquisas na área da educação.

Ao todo foram ouvidos 444 docentes das redes públicas e privada, do ensino infantil ao médio de todas as regiões do Brasil entre os dias 18 e 31 de março.

Os dados apontam que 79,4% dos profissionais entrevistados já pensaram em desistir da carreira de, além disso, 67,6% deles se sentem inseguros, desanimados e frustrados com o futuro da profissão docente.

Ainda segundo a pesquisa, os cinco maiores motivos para pensar em desistir da carreira como docente são, respectivamente, baixa remuneração, desvalorização da profissão, carga horária excessiva (inclusive fora do ambiente escolar, falta de reconhecimento (da sociedade como um todo) e desgaste emocional (cansaço, estresse).

Já no campo de segurança nas escolas, os problemas mais citados são agressão verbal, intimidação, assédio moral, agressão física, bullying, além de racismo/injúria racial e ameaça.

O estudo vem pouco tempo depois de outra pesquisa, essa realizada pela organização Todos pela Educação e com entrevistados apenas das escolas públicas estaduais, que mostrou a precariedade e o risco que educação pública brasileira vem correndo com a crescente falta de professores efetivados