Semana começa com pronto-socorro "Álvaro Azzuz" superlotado

Autor: Cássio Freires

Fonte:

22/04/2024

O caos na rede pública de saúde de Franca parece não ter fim. A semana começou com o pronto-socorro “Álvaro Azzuz” superlotado. O tempo de espera por atendimento chega a cinco horas.

 

Imagens enviadas pela internauta Elisângela Golfeto, moradora do bairro São Joaquim, mostram as cadeiras ocupadas, uma fila enorme no guichê de atendimento e muitas pessoas cansadas de tanto esperar. “Estou com problema respiratório. Aqui tem muitos idosos. Os pacientes estão todos juntos com várias doenças”, disse Elisângela.

Os pronto-socorros e a UPAs estão superlotados há vários dias. A secretária de saúde Waléria Mascarenhas e o prefeito Alexandre Ferreira não anunciaram até agora uma medida emergencial para pelo menos amenizar o sofrimento da população francana.

Nossa reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Franca e aguarda um posicionamento.

 

Atualização:

A secretaria de saúde informou por meio de nota, que até às 15h40 horas desta segunda-feira, 18, cerca de 780 pessoas já passaram por atendimento no pronto-socorro “Álvaro Azzuz”.
Ainda segundo a nota, a unidade trabalha com sistema de acolhimento, sendo que, após o preenchimento de ficha de atendimento na recepção, o paciente já é encaminhado para triagem com a equipe de enfermagem, o que permite a classificação de risco e o atendimento de acordo com a gravidade do caso.