Cavalos soltos em via pública colocam motoristas em perigo em Franca

Autor: Salomão Rodrigues

Fonte:

05/04/2024

Uma situação bastante comum nas ruas de Franca é a presença de equinos soltos nas vias públicas e que, muitas vezes rasgando os sacos de lixo, quebrando as calçadas e o mais grave, colocando a vida dos motoristas em risco, já que é frequente acidentes envolvendo colisão com animais de grande porte, principalmente no período da noite, quando há pouca visibilidade.

Durante essa semana recebemos diversos relatos de cidadãos indignados com esse tipo de problema. Um deles é o caso do Pablo Santos, morador da rua José Laércio Fázio Ferraciole, na zona norte de Franca que, em entrevista para a Rádio Imperador, informou esse problema é recorrente.

E, devido ao peso dos animais, as calçadas com piso cerâmico acabam se quebrando em contato com as ferraduras, causando mais prejuízo para os cidadãos.

Inclusive essa rua informada pelo denunciante é próximo do local na rodovia Cândido Portinari onde no dia 6 de março ocorreu um acidente de trânsito no qual um motorista atropelou um cavalo que entrou na pista.

Mas ocorrências como essa não são exclusividade da zona norte da cidade, nossa equipe de jornalismo flagrou um cavalo solto atravessando a avenida Nossa Senhora de Lourdes, no Jardim São Gabriel, zona oeste da de Franca. Essa avenida é de movimento intenso e o flagra ocorreu próximo às cinco da tarde, quando muitos veículos circulam pelo local.

 

Na ocasião o animal atravessou a avenida e foi pastar em um terreno baldio com mato alto o suficiente para tapar o animal, ou seja, o motorista que vem pela avenida dificilmente conseguiria desviar caso o animal saísse da vegetação repentinamente.

Nossa equipe entrou em contato com a Prefeitura de Franca que respondeu com a seguinte nota:

“A Guarda Civil informa que ao receber denúncias de animais de grande porte soltos em vias e áreas públicas, aciona a empresa responsável pelo Serviço de Recolha de Animais, que comparece ao local para a retirada dos equinos. 

No Residencial São Domingos já foram feitas várias apreensões de animais, inclusive durante a madrugada, com a recolha de 18 cavalos, com o apoio do Canil Municipal. Uma nova ação está sendo organizada.
 
Reforça que as denúncias de animais de grande porte de animais soltos em vias e áreas públicas devem ser feitas à Guarda Civil pelo telefone 153 e 3724-1033, além do Canil Municipal pelo número 3703-9389.”