No domingo, 24, uma torcedora registrou um boletim de ocorrência denunciando um caso de racismo. Tudo aconteceu no ginásio do Sesi, na Vila Santa Cruz, durante uma partida entre atletas das categorias de base do Franca Basquete e Palmeiras, pelo Campeonato Paulista sub-15, em Franca. O time francano venceu o Palmeiras por 72 a 60.}
Em vídeo divulgado nas redes sociais, Luana Leopoldo que é mãe de um dos jogadores do Palmeiras, disse ter sido ofendida com termo pejorativo por uma torcedora do time francano que teria dito "segura a peruca, macaca", revela Luana, que precisou ser contida por outras pessoas até a chegada da Polícia Militar.
Luana foi orientada pelos militares a registrar a ocorrência, o que foi feito pela cabeleireira. Ainda segundo informações, a situação teria ocorrido durante ofensas entre os torcedores de ambas as torcidas, mas Luana nega que tenha ofendido as mães que torciam pela equipe local.
Por meio de nota, o Franca Basquete lamentou o desentendimento entre as torcidas. De acordo com o clube, todas as medidas cabíveis foram tomadas de imediato para esclarecer o episódio e a Polícia Militar acionada.
O Franca ainda informou que repudia toda atitude discriminatória, ofensiva e preconceituosa e que segue à disposição para prestar todo apoio necessário".