Dener Matheus da Silva é um jovem de 21 anos portador de acalasia, um distúrbio resultante de uma disfunção dos nervos que controlam as contrações do esôfago, responsáveis pelo ato de engolir.
A causa desse distúrbio, na maioria das vezes, é desconhecida, mas suspeita-se que possa ter origem em causas virais e autoimunes.
Assim, o esôfago tende a ficar com dimensões maiores que o normal e, por causa dessa dilatação, o paciente apresenta regurgitação de líquidos e alimentos, dor no peito e perda de peso.
Muita vezes também ocorre de, durante a regurgitação, o alimento vá parar nos pulmões, o que pode causar também infecção no sistema respiratório.
No caso de Dener, conforme entrevista com Valdinei da Silva, pai de Dener, será necessário que ele passe por uma cirúrgia de reconstrução do esôfago que visa devolver as funções do esôfago com menores riscos. Porém, até que se consiga o valor necessário para a realização do procedimento, Dener precisa utilizar uma alimentação especial em sua dieta, feita por meio de sonda.
Dener precisa utilizar dois litros por dia dessa alimentação especial, e cada caixa com doze litros custa aproximadamente R$ 430 e é suficiente para uma única semana, isso sem contar os exames e consultas realizadas em Ribeirão Preto.
A situação se complica ainda mais pelo fato de Dener estar impossibilitado de trabalhar e, simultaneamente, o médico do INSS ter avaliado ele como apto a voltar as suas atividades profissionais em uma Fábrica da zona sul de Franca.
Por esse motivo ele não recebe o salário por estar doente e nem o auxilio do INSS por ter lhe sido negado.
A família do jovem criou uma vakinha para angariar fundos para possibilitar a cirurgia em questão e também é possível ajudar com qualquer valor através da chave pix: 459.920.698-95