Nascido em Valinhos, no interior de São Paulo em 1984, Thiago Carpini jogou profissionalmente como volante até 2017 e hoje é o mais cotado para assumir a liderança do Santos.
Depois que atuou como jogador, Thiago Carpini se tornou auxiliar técnico, técnico interino e finalmente treinador do Guarani Futebol Clube onde ficou por dois anos.
Atuou também pelo Oeste, Inter de Limeira, Santo André e Ferroviária. Depois foi contratado pelo Água Santa, onde se destacou durante a Copa Paulista e no Paulistão. E conseguiu também levar o Juventude a vice campeão da série B.
Com a má fase do Santos, que agora está na segunda divisão, Thiago é sondado extraoficialmente para assumir a liderança do Peixe com a importante missão de leva-lo de novo à Série A.
O recém eleito presidente do Santos, Marcelo Teiceira não confirmou se houve uma sondagem oficial pelo técnico Thiago, mas as informações nos bastidores é que houve uma conversa informal pouco tempo após a eleição.
A multa por quebra de contrato de Thiago com o Juventude que vai até dezembro de 2024 é de R$ 1 milhão. Mas na atual situação do Santos, a ideia é acertar os detalhes o quanto antes para que o novo técnico começa a trabalhar antes mesmo da virada do ano.