Na manhã desta segunda-feira, 20, Dia da Consciência Negra, no Parque São Jorge, em Franca, uma festividade celebrou a importância da cultura negra.
O evento, promovido pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento da Comunidade Negra de Franca (CONDECOM), contou com música, performances e com a instalação de um novo monumento em homenagem a Zumbi dos Palmares, maior representante da resistência do movimento negro.
O evento foi prestigiado por populares, músicos, jornalistas, ativistas, inclusive do grande mestre, advogado, escritor e poeta Carlos de Assumpção, um dos grandes decanos da literatura afro-brasileira.
Por que 20 de novembro?
A escolha da data 20 de novembro faz referência ao aniversário da morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, por volta de 1695. O quilombo chegou a abrigar, em seu auge, cerca de 20 mil habitantes, mas em 20 de novembro Zumbi dos Palmares foi morto defendendo seu refúgio pelo expedicionário português Domingos Jorge Velho.
Desde o ano de 2003 a Lei 10.639 se tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas. Já em 2011 foi instituído o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, ainda que não tenha sido, na época, declarado feriado.
Em Franca, através de Lei Municipal proposta pelo então vereador Marcelo Valim, a data é considerada feriado desde o ano de 2017.
Já em 2023 o governador Tarcísio de Freitas adicionou a data ao calendário de feriados oficias do estado de São Paulo.
Foto: Reprodução/Redes Sociais