Lendas vivas: conheça a história do Aparecido, comerciante ícone de Franca

Autor: Eudis Filho

Fonte:

28/11/2024

Em Franca, que celebra seus 200 anos, algumas histórias se entrelaçam com a própria identidade da cidade. Uma delas é a de Aparecido Maldonado Ponce, 86 anos, proprietário do Supermercado São Paulo, conhecido por sua determinação, trabalho incansável e pelo título simbólico de “mercado que nunca fecha”.


                                                              Foto: Igor do Vale/G1

 

 

Do interior ao empreendedorismo

Nascido em 1938 na Fazenda Palmital, na estrada velha de Batatais, Aparecido cresceu como filho de colonos. A vida era simples, mas cheia de aprendizados. “Nós trabalhávamos na labora, não éramos donos de fazenda ou sítio. Era uma vida de muito trabalho, mas tiramos o diploma ali mesmo, na roça”, relembra.

Aos 15 anos, sua família mudou-se para Franca, onde ele começou a trabalhar no Mercado Velho. “Era das 6h da manhã às 6h da tarde, e depois eu estudava à noite na Escola Industrial. Foram quatro anos assim, sempre correndo atrás do meu futuro.”

Em 1957, a oportunidade bateu à porta: ele comprou uma feirinha na Avenida Presidente Vargas, com a ajuda de um empréstimo do tio. “Não tinha nada lá, a avenida era de terra, mas começamos. Paguei meu tio e fui crescendo, com a ajuda de Deus e do povo de Franca.”

O mercado que “nunca fecha”

Hoje, o Supermercado São Paulo atende todos os dias, das 6h às 23h, e se tornou um ícone na cidade. Aparecido continua trabalhando no local diariamente, algo que faz com gosto. “Eu estive em três pontos na mesma avenida, mas foi aqui, no número 162, que o negócio se consolidou. Desde 1969 estou aqui, firme e forte.”

Mesmo na pandemia, quando precisou suspender o atendimento presencial pela primeira vez em anos, ele não desanimou. “Foi um momento difícil, mas seguimos com coragem, respeitando as regras e atendendo o povo da melhor maneira possível.”

Legado e gratidão

Casado com Maria Norma Costa Maldonado e pai de três filhos – Aparecido Júnior, Daniel e Alexandre – Aparecido se orgulha do apoio da família e da comunidade. “Tudo que conquistei foi com o apoio do povo de Franca. Eu só tenho a agradecer por tantas oportunidades.”

Apesar dos desafios que a longevidade traz, ele não pensa em parar: “Enquanto eu tiver saúde, vou estar aqui. O trabalho é minha vida.”

 

Um ícone dos 200 anos de Franca

Aparecido Maldonado Ponce é mais que um comerciante; é um símbolo de resiliência e trabalho duro que reflete a história de Franca. Seu carisma e determinação fazem dele uma figura inspiradora para os francanos. Como ele mesmo diz:
"O povo de Franca é muito bom. Eles me ajudaram desde o começo, e eu sou muito grato por isso. Minha vida foi construída aqui."

 

                                      Foto: Aparecido reunido com esposa, filhos e netos durante noite de natal. Reprodução/Redes Sociais