Nesta sexta-feira, 3, viralizou na internet a participação do ex-atleta Oscar Schmidt em um podcast Ticaracaticast. Na ocasião, além de Oscar, estavam o também ex-atleta Marcel e os apresentadores 'Bola' e 'Carioca' quando a opinião do conhecido Mão Santa causou polêmica quase imediata.
O episódio foi ao ar nesta quinta-feira, 2, e nele Oscar falava sobre uma suposta proposta que teria recebido para assumir a frente do Franca Basquete.
Nas palavras dele:
"Chegou ao pont de Franca pedir pra mim tomar conta do time, porque eles queria patrocínio, é lógico. A gente tinha patrocínio. Fizemos um timaço, era o banco Bandeirantes. Eu conseguia patrocínio. Aí eles chegaram ao ponto de me entregar o time. E eu disse: 'Não, porra, não vou fazer isso. Fica com o de vocês aí, que eu fico com o meu lá em São Paulo' Imagina! Eu vou pra Franca? Puta lugar de merda. Começa por aí..."
Nesse momento um dos apresentadores interrompe discordando e dizendo que Franca é um lugar bom, embora seja longe da capital.
No meio dos discursos, o ex-jogador Marcel pede para registrar que ele gosta da cidade.
Em resposta, o prefeito de Franca, Alexandre Ferreira, publicou em suas redes sociais o seguinte texto:
"Franca é uma cidade referência em diversas áreas para p país e par ao mundo. Uma das melhores cidades para se viver, conforme inúmeros indicadores. Aqui tem qualidade de vida e oportunidades para todos. Franca segue cada vez mais no rumo do desenvolvimento, com uma comunidade batalhadora e acolhedora."
"Repudio, veementemente, as ridículas e lamentáveis declaraç~eos do ex-jogador de basquete Oscar Schmidt."
"As conquistas de Franca, do basquete francano e da nossa gente continuam, realmente, gerando muita 'Dor de Cotovelo" em alguns por aí" - encerrou o mandatário.
Já o time do Sesi Franca Basquete publicou em um rede social que "O circo só pega fogo quando dá confiança. Fique em silêncio e o espetáculo acaba."
Posteriormente, a assessoria de imprensa de Oscar Schmidt enviou a seguinte nota:
"Infelizmente o Oscar se expressou mal naquele momento; ele tem grande carinho e apreço por todos de Franca — ele tem, inclusive, muitos amigos e conhecidos na cidade, então de forma alguma ele iria ofender a uma cidade que fez e ainda faz tanto pelo basquete nacional; nas palavras do próprio Oscar: se mais cidades fossem como Franca, o nível do basquete brasileiro seria muito maior.
Jogar em Franca sempre foi muito intenso para o Oscar; muitas histórias e batalhas dentro de quadra, então ele acaba tendo sentimentos bastante superlativos em relação ao assunto. Mas na realidade foi apenas um comentário jocoso, entre amigos, falado de forma equivocada, jamais um ataque a uma cidade com uma história tão brilhante.
Ainda assim, é mais do que justo que nossas desculpas sejam prestadas a todos aqueles que se sentiram ofendidos por essas declarações."
Foto: Reprodução/Redes Sociais