Ao Brasil, só restava vencer para seguir adiante na Copa do Mundo masculina de basquete. Em Jacarta, nesta quarta-feira, a seleção sofreu, especialmente no primeiro e no último quarto, mas derrotou a Costa do Marfim por 89 a 77. O resultado classificou a equipe de Gustavo De Conti para a segunda fase do Mundial e manteve o sonho da vaga olímpica para Paris 2024. Os brasileiros voltam à quadra na sexta-feira, às 10h30, contra o forte Canadá. Na primeira fase, foram duas vitórias (Irã e Costa do Marfim) e uma derrota (Espanha).
Próximos passos
Os resultados da primeira fase serão carregados para a segunda, quando os times do Grupo G, o do Brasil, cruzam com os do Grupo H - Canadá e Letônia (adversária de domingo, às 6h45) já estavam classificados na outra chave e se juntam a Espanha e ao Brasil. Dessas quatro equipes, duas vão seguir adiante no Mundial, avançando para as quartas de final. Os brasileiros perderam para os espanhóis, na primeira fase, por 18 pontos.
O grupo de Gustavo De Conti também busca a classificação olímpica na Copa do Mundo. Para as Américas, serão distribuídas apenas duas vagas e estas ficarão com as duas equipes de melhor campanha na Copa. O Brasil está na briga com Estados Unidos, Canadá (diretamente), Porto Rico e República Dominicana - Venezuela e México já estão eliminados na primeira fase da Copa do Mundo. O Brasil não disputa as Olimpíadas desde 2016, quando o Rio de Janeiro recebeu a competição e ganhou a vaga por ser sede.
Mesmo se não conseguir vaga olímpica via Copa do Mundo, o Brasil terá nova chance. Por estar entre os melhores 16 do Mundial, com a classificação para a segunda fase, a seleção se garantiu, ao menos, no Pré-Olímpico mundial, em junho de 2024. Serão 24 times divididos em quatro torneios, em que apenas o campeão de cada chave irá a Paris 2024.
FONTE: G1.com