Vereadores convocam a Márcia Gatti para comparecer na Câmara Municipal

Autor: Salomão Rodrigues

Fonte:

23/08/2023

Nesta terça-feira, 22, duas novas questões sobre a pasta da educação em Franca foram trazidas à tribuna livre por dois diferentes motivos.

Na primeira requisição, um grupo de mães, usou a tribuna para solicitar ao poder executivo que instale escolas do primeiro ano em período integral, esta é única faixa etária infantil que não é contemplada por esse tipo de ensino. O grupo relatou que o volume de pais com essa necessidade aumenta ano após ano, já que, muitas vezes, elas não têm com quem deixar suas crianças para irem trabalhar.

O vereador Ilton Ferreira (PL) destacou que essa questão já se arrasta por anos, o que foi confirmado pelo vereador Claudinei da Rocha (MDB) que inclusive já fez um requerimento semelhante em 2022 e completou que as mães ficam desassistidas já que o Estado também não tem essa série em período integral.

Ainda na Tribuna Livre, um grupo de educadores do serviço municipal usaram a oportunidade para reivindicar melhores condições de trabalho.

Segundo o depoimento delas, as creches municipais em Franca, não mantêm um padrão na hora de registrar essas profissionais que, têm as mesmas credencias e diplomas que as concursadas, no entanto, ganham muito abaixo da média, além disso, elas, em sua maioria, tem uma jornada de trabalho muito mais longa.

Essa demanda, segundo as educadoras, já foram levadas para a secretaria municipal, mas sem resposta. Agora, elas voltam a reivindicar e ameaçam entrar em greve a partir da próxima semana.

Tendo em vista a série de polêmicas envolvendo a pasta da Educação em Franca, os vereadores protocolaram um ofício convidando a secretária municipal da educação Márcia Gatti a comparecer na Câmara Municipal de Franca na próxima terça-feira, 29 para prestar esclarecimentos ao legislativo sobre as providências que serão tomadas pela prefeitura.

Ainda na terça-feira, a secretária propôs receber a Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer formada pelos vereadores Marcelo Tiddy (DEM), Kaká (PSDB), Donizete da Farmácia (MDB), Ailton Ferreira (PL), Della Motta (PODE) e Lindsay Cardoso (CIDADANIA) para uma reunião na segunda-feira, 28, às 14h:00

 

Foto: Dilvulgação/Portal Câmara Municipal