Proprietários de veículos com placas de final 9 e de caminhões com placas de finais 6, 7 e 8 devem realizar durante o mês de novembro o licenciamento do exercício 2013. O serviço poder ser solicitado de forma eletrônica, com entrega do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) pelos Correios, ou diretamente nos postos do Detran e Poupatempo.
Quem conduzir veículo que não esteja devidamente licenciado estará sujeito às penalidades previstas no artigo 230 do Código Trânsito Brasileiro: multa de R$ 191,54, inserção de sete pontos no prontuário do condutor (infração gravíssima), além de apreensão e remoção do veículo.
Lembrando que não basta pagar a taxa de licenciamento, é obrigatório portar o documento.
PROCEDIMENTO - O primeiro passo para licenciar o veículo é pagar a taxa (R$ 65,86) pela internet, caixas eletrônicos ou nas agências dos bancos credenciados. Veículos registrados na cidade de São Paulo devem antes ser aprovados pela inspeção veicular ambiental, de responsabilidade da Prefeitura da Capital.
Para pagar o valor referente ao licenciamento 2013, o cidadão deve ter em mãos o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). Ao realizar o licenciamento, também é preciso quitar possíveis débitos de multas, IPVA e seguro obrigatório.