Gilson Pelizaro (PT) voltou a falar sobre a privatização da Sabesp, criticou a proposta do governador Tarcísio Freitas que apresentou o plano de privatização na semana passada. Segundo o parlamentar é absurdo a ideia de privatizar uma empresa lucrativa e entregar na mão de terceiros.
Salientou que Franca tem um contrato de quase 30 anos com a Sabesp e que os municípios de todo o estado nem sequer estão sendo consultados sobre o assunto. E que a medida vai na contramão da tendência mundial de reestatizar o fornecimento de água e tratamento de esgoto.
Exemplos como Manaus e Rio de Janeiro, terra natal do governador Tarcísio de Freitas, são clássicos fracassos do Estado no quesito privatização onde a tarifa ficou muito mais alta e a qualidade da água caiu.
O parlamentar lembrou que por Lei, a Sabesp por ser estatal investe 75% dos lucros em obras de melhoria no saneamento básico e 25% seria os dividendos dos acionistas, mas com a privatização a tendência é que o lucro seja todo encaminhado para eles.
Nesta quarta-feira, 9, os vereadores Ronaldo Carvalho (CIDADANIA), Gilson Pelizaro (PT) e Zezinho Cabeleireiro (CIDADANIA) vão à São Paulo se reunir com a presidência da Assembleia Legislativa de São Paulo com intenção de convidar os deputados da Alesp para uma audiência pública a ser realizada no plenário da Câmara em Franca.
Para essa reunião também serão convidados representantes de dez cidades da região que também têm o fornecimento de água e tratamento de esgoto feitos pela Sabesp.
Foto: Divulgação/Câmara Legislativa