Nesta terça-feira, 8, os vereadores votaram no plenário da Câmara Municipal, um requerimento de autoria da vereadora Lurdinha Granzotte (PSL) solicitando à Prefeitura de Franca por contratação de psicólogos e psiquiatras que fiquem à disposição dos servidores públicos municipais.
Segundo a vereadora o principal problema no poder municipal é a falta de profissionais. Isso sobrecarrega os demais servidores que, muitas vezes trabalham sob acúmulo de função e psicologicamente sobrecarregados.
O número de servidores afastados por esgotamento emocional, estresse, ansiedade e outros problemas dessa ordem têm aumentado o que agrava o problema e recomeça esse ciclo.
A parlamentar destacou que o servidor precisa estar bem para atender bem e que seria de fundamental importância que o Serviço Integrado de Atendimento ao Servidor (SIAS) disponha de um médico psiquiatra para que essas doenças possam ser diagnosticadas e tratadas antes de se tornarem graves ou causarem o afastamento do servidor.
Em nota a Prefeitura de Franca informou que atualmente são 36 servidores municipais afastados, 32 desses atestados foram entregue neste mês.
Comunicou também que conta com o Serviço Integrado de Atendimento ao Servidor (SIAS), cuja equipe é composta por médico, psicólogo, assistentes sociais e enfermagem, que presta atendimento diário, além de ações e palestras, em parceria com o Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional (CEFAP) a todos os servidores ao longo do ano, inclusive nas campanhas que abordam o assunto, como o “Setembro Amarelo”.
Foto: Divulgação/Câmara Legislativa