Moradores do bairro Palermo City, zona oeste de Franca (SP), estão enfrentado uma infestação de escorpiões nunca vista antes por quem vive na região.
A moradora, Érica Palmeira, vive no bairro há mais de dez anos, e em denúncia à Rádio Imperador, ela contou existe muito lixo em terrenos baldios, e que a falta de mutirão de limpeza, conscientização dos moradores, e a demora no atendimento da Vigilância Sanitária, faz com que a quantidade de escorpiões aumente ainda mais.
A espécie encontrada naquela região é o conhecido escorpião-amarelo, uma das espécies mais venenosas da América do Sul, e é muito comum no Brasil, além de ter um veneno capaz de atacar o sistema nervoso, podendo levar à morte, especialmente crianças e idosos que são mais sensíveis à toxina produzida.
Fora isso, o escorpião consegue parir até vinte filhotes por vez, ajudando a causar infestações muito rapidamente, ainda mais quando encontra ambiente favorável como, locais onde possa haver insetos como baratas, seu principal alimento, e regiões com acúmulo de entulho e lixo.
A Prefeitura de Franca foi procurada para comentar sobre a reclamação dos moradores do bairro Palermo City, mas até a publicação desta reportagem, não enviou nenhuma resposta.