Torcer pelo Franca Basquete já virou um estilo de vida dos francanos

Autor: Aline Arbache

Fonte:

15/04/2023

Torcer pelo Franca Basquete já virou um estilo de vida para os francanos que acompanham o Basketball Champions League Americas. Até agora, o time já alcançou um recorde nacional, a primeira final no campeonato e 46 vitórias que ‘roubaram’ a atenção de outra peça fundamental nos jogos: a arquibancada.

Marcelo Carrijo tem 32 anos e um extenso currículo como fã do Rolo Compressor. Por volta dos 7 anos, o torcedor teve contato com o time pela primeira vez e, de lá para cá, nunca mais perdeu o brilho de vibrar pela equipe favorita: “O torcedor forte vem de pai para filho. Quando eu era criança, sempre acompanhava a equipe com meu pai. E hoje, eu peguei os ensinamentos dele e estou firme. Qualquer lance já estou levantando, subindo na grade, torcendo muito, gritando, apoiando o time; independente dele estar ganhando ou perdendo”.

Para quem assiste todas as batalhas, todo campeonato é importante e deve ser motivo de vitória. Mas para o Marcelo, a última vez em que a torcida do Touro ficou tão eufórica quanto nessa final foi na famosa ‘Batalha de Córdoba’, na Liga Sul-Americana de 2018.

“(Na primeira competição da série de play offs), nós fizemos um grande jogo no Pedrocão e vencemos o Instituto de Córdoba com dois pontos de diferença. Na Argentina, perdemos o segundo jogo com aquela confusão: quadra ruim, torcida em cima. Mas no terceiro, a gente ganhou! Foi um jogo muito duro, a arbitragem e a cidade contra a gente”, relembra Marcelo. “Esse título foi marcante para mim, e a diferença de sentimento para o jogo de hoje é mais cruel: é de ansiedade, de já querer está lá. Principalmente por ser jogo único, é complicado”.

Vencendo o Flamengo, o título da Champions League Americas abre novas portas para o Franca Basquete, na Copa Intercontinental FIBA (Federação Internacional de Basquete), em setembro, representando a América. Segundo o Marcelo, as conquistas que o Touro vem acumulando nos últimos meses são indispensáveis para a promoção da cultura de Franca (SP).

“O que o Sesi está fazendo hoje é muito diferente do que a gente teve em outras temporadas. O elenco conseguiu um título inédito no NBB, está conseguindo bater recordes e recordes. Esse time pode ser considerado o maior da história do Sesi Franca Basquete. É muito importante para a cidade ter uma referência nacional do time, que está com 45 jogos invictos. Isso jamais foi visto no basquete nacional e no nosso continente. Os outros times vêm com tudo, falando ‘vamos tirar a invencibilidade deles’, mas não conseguem. Então isso é muito importante para Franca, a eterna capital do basquete: o time está fazendo história na cidade”.

Porém, enquanto o árbitro não apita, para os torcedores fica a expectativa. Marcelo, que sempre mantém uma participação intensiva na arquibancada, já está preparado para o melhor resultado possível para o jogo final: “Vai ser complicado, mas nós estamos muito confiantes que vamos sair vencedores e conquistar mais esse título para entrar de vez para a história. Hoje, eu vou estar atrás do banco de reservas do Sesi Franca e o meu rosário já está preparado para ir ao jogo."

 

Fotos: Acervo Pessoal; Marcos Limonti