Brasileiro voltou para as salas de cinema em 2022: público cresceu 82%

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

21/03/2023

Após passar 2020 praticamente em casa, devido à pandemia de Covid-19, e de encarar um 2021 ainda meio inseguro para certos passeios, o brasileiro conseguiu retomar muitas das atividades de lazer no ano passado, inclusive ir ao cinema.

É isso que mostram dados do mercado cinematográfico no Brasil, divulgados pela Ancine, a Agência Nacional do Cinema, para o setor, 2022 foi um ano para comemorar. As salas de cinema mostram forte recuperação. Em relação a 2021, por exemplo, o público total cresceu 82%, chegando a 95 milhões e 100 mil pessoas.

O aumento da renda foi ainda mais expressivo e beirou 100%, somando, ao fim de 2022, R$ 1,8 bilhão. Comparando com 2019, ano anterior à pandemia, o desempenho do ano passado ainda deixa a desejar: representa uma queda de 46,5% no público total e de pouco mais de 30% na renda.

No entanto, o Brasil terminou o ano com 3.401 salas de cinema abertas, equivalendo 4% a mais que 2021 e se aproxima do patamar pré-pandemia, quando o país contabilizava 3.507 salas em operação. 

Os cinco filmes brasileiros de maior sucesso em 2022 foram “Turma da Mônica: Lições”, “Tô ryca! 2”, “Detetives do Prédio Azul 3”, “Medida Provisória” e “Eduardo e Mônica”. Eles tiveram um desempenho similar, com o público oscilando entre cerca de 390 mil e 540 mil.

Foto: Arquivo/Pop Mundi