Mais de 10 mil motoristas em Minas Gerais já tiveram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa este ano, segundo o Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG). Este número é mais de três vezes superior a quantidade de processos finalizados em 2012, quando 3.059 habilitações foram suspensas. A intenção do órgão é de conseguir penalizar um total de 15 mil condutores até 31 de dezembro.
"O objetivo maior é contribuir com a punibilidade dos condutores infratores. Queremos tirar essa situação de impunidade e fazer com que a lei seja efetivamente cumprida. Mais do que punir é reeducar o cidadão", explicou o diretor geral do Detran-MG, delegado Oliveira Santiago Maciel.
O motorista suspenso precisa procurar um Centro de Formação de Condutores e realizar o curso para condutor infrator. Depois, ele terá que fazer uma prova no Detran-MG. Aprovado nesta e cumprido o tempo da suspensão estipulado (pode ser 30 ou 60 dias, por exemplo) ele pode voltar a circular nas ruas.
Segundo o delegado, o condutor que for pego dirigindo com a CNH suspensa, responde a um processo de cassação e ficará sem poder dirigir por dois anos, antes de tirar uma nova habilitação.
Fonte: O Tempo