O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) lançou nesta semana uma campanha de divulgação e conscientização para os pecuaristas vacinarem seus rebanhos contra a febre aftosa. Anualmente, a vacinação é coordenada pelo Mapa com a participação dos serviços veterinários estaduais e do setor agropecuário, com o objetivo de tornar o país livre da doença.
O Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA) tem como estratégia principal a implantação progressiva e manutenção de zonas livres da doença, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).
A campanha de educação lançada pelo Mapa possui spots de rádio, vídeos e cartilhas com informações detalhadas sobre a doença, seus sintomas, formas de transmissão e medidas de controle e notificação. O objetivo é auxiliar os pecuaristas a fazerem a vacinação da forma correta e nas datas previstas, sem esquecer de preencher a declaração de Vacinação. É preciso entregar a ficha nos serviços veterinários oficiais dos Estados, junto com a nota fiscal de compra das vacinas.
Fonte: Rural Br