Os veículos com piloto automático que estão sendo planejados pela Google Inc. e por fabricantes globais de carros podem ajudar a contrabalançar a demanda decrescente dos clientes jovens recorrendo à população de mais rápido crescimento dentre os maiores mercados de automóveis do mundo: os idosos.
À medida que os baby boomers envelhecem em mercados como EUA e Japão, um número crescente de motoristas mais velhos mortos ou machucados em acidentes pode aumentar a demanda por veículos autônomos.
Considerando que até 90 por cento dos acidentes de trânsito são causados por erro humano, uma vantagem fundamental da tecnologia é ampliar a segurança, disseram executivos de fabricantes de carros como General Motors Co. e Toyota Motor Corp. em uma conferência do setor em Tóquio na semana passada.
"Os idosos são frequentemente considerados vítimas dos acidentes de trânsito", disse Moritaka Yoshida, diretor-geral e diretor de tecnologia de segurança da Toyota, neste mês, após a empresa anunciar planos para sistemas de direção automatizada. "No entanto, recentemente um crescente número de acidentes é causado por motoristas idosos".
O Japão, o país entre as grandes economias do mundo com mais rápido envelhecimento e o terceiro maior mercado para automóveis, está na dianteira da tendência de acidentes: das 4.411 pessoas que morreram no trânsito no país no ano passado, mais da metade, ou 2.264, tinham 65 anos de idade ou mais, segundo dados da Agência Nacional de Polícia.
"As tecnologias de piloto automático e a direção autônoma definitivamente ajudarão a estimular a demanda entre os mais velhos assegurando-lhes que dirigir pode ser muito seguro", disse Zhou Lei, gerente sênior e consultor da indústria de automóveis da Deloitte Tohmatsu Consulting Co. em Tóquio, em entrevista por telefone.