Morreu hoje, aos 82 anos, o maior jogador de futebol de todos os tempos. Ele deixa sete filhos, uma legião de fãs e um legado para a arte de jogar bola.
Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, enfrentava há um ano um câncer no cólon, que evoluiu nos últimos dias. Ele estava quase um mês internado no hospital Albert Einstein. Recentemente, a filha, Kely Nascimento, postou uma foto em que aparece abraçada ao pai.
No último boletim médico, divulgado na quarta-feira (21), revelou que o ex-jogador de futebol "apresentava progressão da doença oncológica", ou seja, um avanço do câncer de cólon que ele tratava desde o ano passado.
O Santos organizou uma tenda para receber o caixão no centro do gramado após um pedido dos filhos do ídolo. O enterro será no Memorial Necrópole Ecumênica, local onde Pelé tem seu caixão dourado reservado há anos e com visão para a Vila Belmiro.
UM MARCO
Pelé era considerado amplamente como um dos maiores atletas de todos os tempos. Em 2000, foi eleito Jogador do Século pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol e foi um dos dois vencedores conjuntos do prêmio Melhor Jogador do Século da FIFA. Nesse mesmo ano, Pelé foi eleito Atleta do Século pelo Comitê Olímpico Internacional. Ele foi o segundo maior goleador da história do futebol em jogos oficiais. Ao todo foram 765 gols em 812 partidas, e no total 1283 gols em 1363 jogos que incluem amistosos não oficiais, um recorde mundial do Guinness.
O COMEÇO
Pelé começou a jogar pelo Santos Futebol Clube aos quinze anos e pela Seleção Brasileira de Futebol aos dezesseis. Durante sua carreira na seleção, ganhou três Copas do Mundo da FIFA: 1958, 1962 e 1970, sendo o único a fazê-lo como jogador. Ele também é o maior goleador da história da seleção brasileira, com 77 gols em 92 jogos. Em clubes, ele é o maior artilheiro da história do Santos e os levou a várias conquistas, com destaque para duas Copas Libertadores da América e dois Mundiais Interclubes, vencidos em 1962 e 1963. Com média de quase um gol por partida ao longo de sua carreira.
Foto: Reprodução/Redes Sociais