Tentativas de golpes com vírus de computador já passam de 4 bilhões

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

07/11/2022

Mais de 4 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos já foram registradas em 2022 no mundo.

O levantamento é de uma empresa de serviços de segurança norte-americana e leva em consideração os registros até outubro. O número já é maior do que 4 dos últimos 5 anos e abrange cerca de 374 mil novos malwares, os programas que invadem e assumem o controle parcial de computadores e até dispositivos móveis.

Os golpes com ransomware também cresceram e se tornaram a maior preocupação de 91 em cada 100 empresas de Estados Unidos, Europa, Oriente Médio e Ásia. Neste tipo de ataque, um vírus ‘sequestra’ os dados de um equipamento, que ficam inacessíveis através de criptografia.

Os criminosos, então, cobram um resgate da vítima para devolver o acesso aos arquivos. Na maioria das vezes o pagamento é exigido em criptomoedas. No Brasil, a situação não é diferente.

Segundo um estudo de uma empresa de cibersegurança com sede no Japão, nosso país é o quarto com mais sequestro de dados do mundo e só fica atrás de Estados Unidos, Japão e Taiwan. Mas por aqui, os ataques são um pouco diferentes: enquanto lá fora os principais alvos são grandes empresas, bancos e corretoras de valores, por aqui o setor governamental e as áreas de Educação e Indústria são os preferidos dos criminosos.

Foto: Arquivo/Pop Mundi