Black Friday será realizada em meio a Copa do Mundo do Catar, que começa em 20 de novembro. A sexta-feira de promoções está marcada para o dia 25 e, a expectativa dos comerciantes, é que o evento esportivo ajude a impulsionar as vendas em diferentes segmentos de produtos.
E de acordo com uma pesquisa do "ReclameAqui", 50,1% dos consumidores planejam fazer compras na Black Friday. Desse total, 28% estão certos que vão gastar, sendo que boa parte já quer garantir presentes de Natal. Outros 22% são os chamados mineradores de ofertas, que buscam promoções e precisam ser conquistados.
Nos dois casos, o fator decisivo para a compra será o menor preço, seguido da reputação da empresa. A pesquisa indica que as lojas online serão a preferência de 65% dos consumidores, que pretendem aproveitar a "Black Friday". Entre os 15 mil entrevistados no levantamento, 49,9% afirmaram que não farão gastos na sexta-feira de promoções.
Um dos motivos para a cautela é o endividamento recorde da população. Dados da Confederação Nacional do Comércio mostram que, em setembro, 79,3% dos lares brasileiros tinham contas em atraso. Ainda em relação à Black Friday, o levantamento mostra que apesar do otimismo de alguns consumidores, 75% não esperam grandes descontos.
Foto: Arquivo/Pop Mundi